A cada dia que passa a oferta de novos produtos aumenta. O tempo todo somos bombardeados com publicidade de todas as formas, sobre todo tipo de coisa. Mas o que será que faz com que um produto se destaque mais do que outros? Em grande parte, a resposta está na sua criação. O desenvolvimento do item, desde que realizado com base em planejamento, é fundamental para que ele tenha sucesso.
Estamos dando ênfase ao planejamento porque sem isso é grande a chance de um fracasso. A criação de um novo produto envolve um custo, muitas vezes alto, o que gera um risco para o negócio. Afinal, caso não dê certo, ele vai encalhar no estoque e todo o investimento terá sido em vão.
Os cuidados na criação de novos produtos
Sendo assim, esse processo precisa ser cuidadoso e muito bem calculado. Para ajudar você, listamos dez passos que podem servir como um guia nesse momento, orientando de maneira prática e assertiva.
1 – Identifique uma necessidade
Estar no papel de um empresário é ter a certeza de que a inovação é uma necessidade. Você precisará ser inovador para criar algo que, em alguns casos, nem mesmo o público ainda sabe que precisa. Para isso, atenção ao mercado e conhecimento sobre as pessoas é fundamental.
Mas, claro, descobrir ou criar necessidades não é algo simples de se fazer. No dia a dia, experimentamos diversos produtos e conversamos com várias pessoas. Uma dica é manter sempre um caderno de anotações ou mesmo um gravador com você em todos estes momentos. E quando perceber algum descontentamento em relação a algo, ou tiver uma ideia, não deixe de registrar.
2 – Crie o Produto Mínimo Viável (MVP)
O MVP é uma versão que reúne o mínimo de características necessárias para que o projeto possa ser colocado no ar e testado. Assim, você consegue validar algumas hipóteses e, se necessário, aprimorar a ideia.
3 – Teste o produto com o público
Apresente o produto para um grupo de pessoas. O mais importante é recolher os diferentes feedbacks com atenção. Estas informações serão o diferencial do seu produto, já que a capacidade de incorporar o retorno recebido é o que geralmente impede que um produto caia no esquecimento. Por isso, não tenha medo de revisar o produto sempre que preciso. Em alguns casos, uma pequena mudança pode fazer uma grande diferença.
4 – Desenvolva um plano de marketing
Assim que o produto estiver pronto, será necessário pensar em estratégias de marketing. Mas antes de correr atrás de alguma agência de publicidade, lembre-se, os melhores produtos se vendem sozinhos, graças a sua utilidade e capacidade de resolver problemas. Portanto, o essencial aqui, até mesmo para saber o que exigir de uma agência, é conhecer as qualidades do seu produto.
5 – Formule critérios de controle de qualidade
Com o produto criado, você provavelmente passará a produzi-lo em maior quantidade. Por isso, precisará pensar em critérios de controle de qualidade. É interessante criar uma rubrica capaz de medir a qualidade durante o processo de desenvolvimento, já que nem sempre você estará presente para testar o produto pessoalmente.
6 – Continue avaliando e inovando seu produto
Agora que o produto já está no mercado, você deve pensar em meios para que ele se sustente e ganhe cada vez mais espaço. E é aqui que percebemos o verdadeiro valor da inovação. Além de acompanhar o negócio durante todo o processo de criação de um produto, ela deverá estar presente também na avaliação do mercado e em suas transformações, para prever possíveis mudanças e antecipá-las.
Este tipo de sensibilidade, fruto de um espírito inovador, vai dar à empresa a capacidade de enxergar as qualidades e defeitos do seu produto, assim como, entender quais mudanças são necessárias para que ele continue atendendo às necessidades do consumidor.
Aposte na apresentação dos novos produtos
Depois de seguir esses passos, é essencial que os novos produtos sejam devidamente expostos para o público. É aí que entra a importância de um catálogo, que em tempos de avanços tecnológicos, pode ser digital. Com essa ferramenta, você consegue expor as principais característica do item desenvolvido e, assim, conquistar os clientes.
Um exemplo de plataforma que pode fazer isso pelo seu produto é a criada pela Catallog. A partir do conceito de social supply chain, nossa solução interliga toda a cadeia de suprimentos da sua empresa. Visite o nosso site e confira o que temos a oferecer.
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