Imagine ter informações de centenas ou milhares de produtos para trabalhar e passar corretamente ao cliente. Essa é a realidade dos vendedores, que precisam se organizar para reunir informações corretas em meio a tantos dados e, assim, conseguir vender. Mas qual forma mais eficaz de reter informações que os conhecimentos dos vendedores? Bom… pra começar, um registro de tudo isso, uma organização precisa e facilmente acessível ao profissional de vendas.
Sem essa organização, é muito mais difícil vender. Por melhor que seja a equipe, sem as informações adequadas de cada produto, o vendedor pode ter dificuldades em argumentar, apresentar todas as características do produto e, como consequência, não efetivar a venda. Também há o risco de indicar usos inadequados para determinado item. Imagine só a dor de cabeça que isso poderia causar! Para evitar esta situação, hoje existem sistemas eletrônicos desenvolvidos especialmente para organizar esses dados.
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Catálogos eletrônicos qualificam os argumentos de vendas
Com essas soluções, as empresas conseguem disponibilizar catálogos eletrônicos e eficientes, repletos de informações, atualizados constantemente e acessíveis. Neles, a equipe de vendas encontra um importante suporte para argumentar com os clientes sobre todas as funcionalidades dos produtos.
Em alguns desses sistemas, as informações são armazenadas na nuvem. Por conta dessa característica, é possível acessar a lista de produtos 24 horas por dia, de qualquer lugar, por meio de qualquer dispositivo. O vendedor não precisa mais carregar o catálogo impresso ou levar pastas quando for visitar o cliente ou mesmo guardar tudo isso no balcão da loja.
O modelo na nuvem também tem grande capacidade de armazenamento e manipulação de grandes volumes de dados, oferecendo segurança à empresa. Caso algum equipamento seja danificado, os dados ficarão protegidos e a equipe de vendas não ficará na mão.
Catálogos assim oferecem uma base unificada de dados sobre os produtos, reunindo características técnicas e comerciais para que o vendedor tenha tudo acessível de forma mais ágil. Não é preciso recorrer a bancos de dados diferentes durante o processo de venda.
Os catálogos eletrônicos inteligentes oferecem também a categorização e a hierarquização das informações. Desse modo, os produtos podem ser divididos a partir de diversos critérios, como famílias, necessidade de uso e aplicação. Com uma indexação robusta das informações, esses sistemas contam com mecanismos de busca mais eficientes, colocando o vendedor a um clique do que ele precisa.
Por tudo isso que vimos aqui, investir em uma solução de catálogo eletrônico eficiente potencializa a capacidade da equipe de vendas lá na outra ponta da cadeia de suprimentos. Às revendas, ter acesso a esse conteúdo é um grande diferencial. Munidos de informações precisas e atualizadas, os profissionais poderão argumentar com mais segurança, sem o medo de esquecer alguma informação ou não encontrá-la em meio a tantos dados.
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