O bom funcionamento de uma cadeia de suprimentos depende da correta comunicação entre todas as partes que a compõem, considerando que é a fluidez no trabalho de um dos membros que contribui para que todos saiam ganhando.
Mas o que queremos dizer com isso?
É que todo fabricante quer chegar até o cliente final. Este cliente precisa entender as vantagens do produto, quais são os diferenciais e por que ele estará ganhando ao adquiri-lo. Como na maior parte das vezes os fabricantes precisam lidar com toda uma estrutura logística e, assim, trabalham com vendas em quantidade, dar essa atenção particular ao cliente final acaba sendo bem desafiador.
E é aí que entra a figura do revendedor.
O papel das revendas nesse processo
É o revendedor quem vai representar o produto desse fabricante, explicar as características técnicas e expor os argumentos que o coloquem como a melhor alternativa para o projeto do cliente final. O cliente, por sua vez, precisa dessa orientação, e por mais que ele conheça ou já tenha ouvido falar da qualidade daquela marca, o revendedor é quem vai defender o produto e expor as características que o diferem da concorrência.
Mas para realizar esse trabalho, o revendedor precisa se sentir contemplado, atendido, percebido. Por isso a importância do estreitamento do relacionamento entre ele e o fabricante. É essencial a quem produz buscar alternativas para impulsionar o interesse do cliente, facilitar o relacionamento dele com o revendedor e criar condições interessantes para que o acesso de um integrante da cadeia de suprimentos a outro seja mais simplificado.
Por isso, é importante que o fornecedor pense em estratégias para que o cliente final saiba identificar onde e como encontrar os seus produtos. Não pode haver dificuldades em enviar orçamentos, tirar dúvidas e criar esse relacionamento. Revendedor e fabricante precisam estar atentos à dinâmica do mercado e se destacar, garantindo que o cliente faça uma boa imagem das empresas tanto no que diz respeito à qualidade do produto quanto dessa relação.
Com esses cuidados e essa aproximação, as revendas terão mais contato com os clientes e terão a possibilidade de vender mais, o que proporcionará ao fabricante um aumento na sua produção. Nesse contexto, o cliente se sentirá mais próximo da marca, e por ter a possibilidade de acessar esses produtos da forma que precisa e atendendo às expectativas que ele relaciona ao seu projeto, cultivará esse relacionamento como estratégico para o sucesso dos seus negócios.
Enfim, é um círculo virtuoso. Como começamos dizendo lá no início: quando um membro da cadeia de suprimentos está forte e entende a importância do outro também estar, todos saem ganhando.
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