Como planejar o desenvolvimento de novos produtos na indústria

O desenvolvimento de novos produtos é uma das ações mais importantes para uma indústria, mesmo que já tenha uma aceitação bem-estabelecida entre os clientes. Isso porque, com o avanço da tecnologia e da Indústria 4.0, a possibilidade de uma startup ou algum outro player tomar o seu espaço no mercado é cada vez maior. Portanto, os riscos estão vindo de várias direções hoje em dia!

As diferentes realidades de quem quer ampliar o portfólio

A história é sempre parecida: é comum que uma indústria surja com um ou poucos produtos que funcionam como carro-chefe. Por muito tempo, são eles que impulsionam o crescimento das operações. Aos poucos, algumas variações começam a aparecer e assim o leque de opções vai aumentando.

Provavelmente você conhece essa história ou já viu alguém vivenciar tudo isso, não é mesmo? O desafio, contudo, está em ir além. Para tanto, apresentaremos duas situações: na primeira, as etapas para quem não tem experiência na criação de novas soluções ou não teve oportunidade de conduzir esse trabalho de uma maneira sistematizada.

Depois, apresentaremos uma solução muito útil para empresas que já têm essa rotina de desenvolvimento, mas que buscam iniciativas capazes de fazer isso com mais eficácia. Siga com a gente e confira!

Passo a passo para desenvolvimento de novos produtos

Para quem está sentindo a necessidade de lançar novidades no mercado, compilamos um passo a passo básico para o desenvolvimento de novos produtos com estratégia e segurança. Confira!

1 – Coloque todas as ideias na mesa

Reúna todos os times, da produção à engenharia, para discutir soluções. Neste momento, não se preocupe com a viabilidade orçamentária ou capacidade de execução. Use o momento para conhecer a contribuição de todos para criar novidades que tragam algum diferencial ao portfólio estabelecido, considerando as tendências do mercado, objetivos da empresa e público-alvo.

2 – Filtre as melhores ideias

Muitas das propostas que forem ventiladas nas reuniões de brainstorming (a primeira etapa) vão se mostrar infrutíferas. Estas serão facilmente identificadas e descartadas. Mas algumas parecerão promissoras e precisarão passar por um filtro. Antes de seguirem adiante, elas devem se provar tecnicamente e economicamente viáveis. Naturalmente, a aceitação do mercado é vital!

3 – Inicie a pesquisa e os primeiros testes

Antes de iniciar a produção efetivamente, o desenvolvimento de novos produtos requer uma fase de pesquisas internas e externas. Esta parte é importante para sondar se as pessoas entenderam o conceito do produto, se elas o comprariam, se ele é realmente útil e interessante para a solução de algum problema específico.

Este trabalho pode ser feito antes ou em paralelo a um protótipo inicial, muito rudimentar, que contenha apenas as funções mais básicas do produto principal. É o conhecido MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável). Dessa maneira, fica mais fácil para o público compreender se a novidade satisfaz as necessidades.

4 – Faça a pesquisa de mercado

Se a etapa anterior do desenvolvimento de novos produtos gerar um retorno positivo, é hora de fazer uma pesquisa de mercado detalhada. Aqui é o momento de avaliar com critério a necessidade de recursos para tocar a ideia e se esse orçamento está de acordo com as capacidades da empresa. O retorno sobre investimento deve ser incluído neste cálculo.

5 – Comece a produzir

Se todas as etapas até aqui foram bem-sucedidas, chegou a hora de colocar todo o trabalho à prova. Neste momento, muitas coisas devem acontecer ao mesmo tempo:

  • Desenvolvimento do plano de negócios para comercialização;
  • Criação da marca;
  • Definição de processos fabris;
  • Encaminhamento de patentes, licenças e certificações;
  • Alinhamento com o marketing;
  • Elaboração da embalagem.

Vale lembrar que, em um primeiro momento, tudo isso precisa ocorrer ainda na esfera do planejamento. A produção inicial é ainda um tanto para fins de protótipo, pois há uma etapa importante antes do lançamento oficial.

6 – Busque a validação do mercado

A validação do mercado continua sendo necessária, pois o produto está prestes a ser distribuído em larga escala. Ainda há tempo para ajustes finos, tanto no produto quanto na comunicação sobre ele. Então, avalie os retornos detalhadamente e se certifique de que todos tiveram as expectativas plenamente atendidas com a novidade. 

7 – Anuncie, finalmente, para seu público total

Tendo em mãos a avaliação do público selecionado, as certificações e a estratégia de vendas e marketing, apresente o seu novo produto massivamente. E mesmo depois do anúncio oficial, mantenha-se atento às melhorias necessárias! Com mais gente usando, alguns comentários podem motivar ajustes. Leve-os em consideração até que tudo esteja 100%!

[Infográfico] Passo a passo para montar um catálogo de produtos campeão
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A forma mais fácil de criar novidades

Uma das etapas mais delicadas no desenvolvimento de novos produtos é a seleção de ideias realmente aderentes às necessidades do público-alvo. Às vezes elas são ótimas, mas os clientes podem não estar interessados naquilo ou o produto não é tão bom quanto a ideia. Outras, o resultado é apenas uma cópia da concorrência, sem um diferencial que justifique a novidade.

Por isso, é útil e certeiro quando se conta com uma plataforma em que o público pode se manifestar frequentemente, trocando ideias, apresentando as demandas e oferecendo retornos sobre o portfólio já ativo. Melhor ainda quando a sua empresa tem a capacidade de dialogar diretamente com os clientes no processo de análise de uma nova solução!

Isso funciona como um atalho no desenvolvimento de novos produtos. Mas, ao contrário de atalhos que resultam em soluções coadjuvantes, este é capaz de garantir um processo de inovação focado, aderente e com um encaminhamento comercial já bem consolidado.

Um portfólio eletrônico para aumentar o portfólio

Essa solução que apresentamos há pouco para que o desenvolvimento de novos produtos seja mais eficaz nada mais é que um portfólio eletrônico de produtos. Contudo, muito além de ser digital, ele permite a comunicação direta entre os membros da cadeia de suprimentos para que o trabalho de todos os envolvidos fique facilitado.

A Catallog oferece esta solução! Assim, sua indústria consegue se comunicar com rapidez, transparência e eficácia com o público-alvo e com as revendas, conectando todos em um processo de colaboração útil para todas as partes. 

Quer conhecer mais a nossa metodologia? Então, entre em contato conosco! E se você ficou com alguma dúvida sobre o que tratamos aqui, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo.

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