A importância de investir em um catálogo digital de produtos e serviços

Catálogos são importantes para qualquer empresa que venda uma certa variedade de produtos. Eles são uma representação de tudo que uma marca tem a oferecer e também a melhor maneira dos clientes terem acesso a informações e características que podem fazer total diferença na decisão da compra. Quem produz e comercializa uma quantidade muito grande de produtos, mesmo antes da digitalização dos processos empresariais, entende a importância da organização de uma lista de mercadorias.

Ainda assim, vale lembrar que possuir um catálogo pode ajudar a empresa em diversas áreas, auxiliando na definição das especificidades de tudo o que é oferecido, a centralização destes produtos e serviços, o estabelecimento de uma série de conhecimentos e informações e o aumento da facilidade na comunicação com os clientes.

A partir desta ideia bem estabelecida da importância da ferramenta, surgiram as versões eletrônicas com a maior adoção do uso de computadores nas últimas décadas e, com a internet, veio a ideia de um catálogo que estivesse disponível a quem desejasse quando fosse necessário e sem intermédios entre as informações ali reunidas e qualquer pessoa que precisasse delas.

Antes de mais nada, porém, é preciso entender que a mudança na sua apresentação não diz respeito simplesmente a uma transposição da mídia. Quer dizer, o catálogo digital tem o potencial de ir muito além da reunião do que já existia numa versão impressa em um computador. Fazendo isso, estaria-se jogando fora um grande diferencial da digitalização desse tipo de ferramenta, o praticamente ilimitado espaço para as informações.

Confira alguns dos aspectos positivos essenciais sobre os catálogos digitais:

Custos

Parece óbvio, mas vale sempre lembrar. Uma das melhores coisas da digitalização desse tipo de instrumento é o fato de que despesas das quais antes não havia a possibilidade de fugir simplesmente somem e o dinheiro pode ser muito melhor aplicado. No caso, a impressão e a distribuição. Além disso, qualquer mudança ou atualização, desde uma correção de um erro até a inclusão de novos itens, acaba gerando menos gastos extras.

Informações

Como já foi dito, o maior potencial do catálogo eletrônico é não depender da adequação de um espaço físico. Logo, características, qualidades, preços, materiais relacionados e tudo o mais que pode ter relação com qualquer um dos itens ali inseridos pode ser colocado e atualizado como e quando for necessário. É importante, contudo, organizar bem as informações. Não adianta reunir tudo num só lugar sem lógica ou estética que auxiliem o consumidor.

Relacionamento

A aproximação com os clientes é imediata. Seja o negócio B2B (empresa para empresa) ou B2C (empresa para consumidor), as ferramentas digitais permitem o uso de retornos imediados tanto na questão da retirada de dúvidas e da troca de informações quanto nas reações ligadas à qualidade dos produtos e possíveis orientações para melhorias. Vale lembrar que é uma faca de dois gumes e perceber que o cliente que tem mais voz logo pode se tornar mais exigente. A responsabilidade é mais alta que nos modelos tradicionais.

Indicadores

Demanda, lucratividade, impressões sobre os produtos e serviços e qualquer informação que antes poderia levar dias, semanas ou meses pode ser levantada de maneira automática por um bom sistema. Conhecimento gera conhecimento e, com o que é gerado por um catálogo automático, os investimentos necessários podem ser feitos de maneira concentrada e eficiente.

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