Redes sociais são ambientes com grande potencial de colaboração. Apesar de muitas pessoas pensarem que se tratam de lugares para ócio e lazer, elas não podem ser encaradas dessa forma, pois possuem grande capacidade de disseminar informações. O conceito de rede social, se bem aplicado, pode ser um aliado poderoso para a área de vendas, com alcance ilimitado e, geralmente, de baixo custo, se comparado com outras formas de divulgação. Sendo assim, não ter uma estratégia que inclua esse universo pode ser um erro.
Agora, você já pensou em uma estratégia de redes sociais aliada ao catálogo de produtos? Pois existem softwares que abrem essa possibilidade. Além de todo o trabalho de organização das informações, essas soluções também funcionam como uma rede social que agrupa diversos profissionais. A partir do mesmo foco de atuação, eles trocam conhecimento e experiências sobre os produtos, contribuindo para a melhoria contínua do catálogo.
Com as especificações e todas as outras informações dos produtos acessíveis a novos clientes, relacionamentos podem ser fomentados. É um caminho mais curto e eficaz para que a empresa aumente seu alcance, deixando seus itens cada vez mais próximos do público de interesse. Como consequência, todo mundo sai ganhando, pois a revenda tem mais subsídios para vender e os outros profissionais que atuam nesse meio agregam conhecimento.
Aliando as redes sociais tradicionais com as novas formas de interação
Mesmo que alcancem grandes públicos, esses softwares não descartam o potencial das redes sociais consolidadas, que somam milhões de acessos por dia, como Facebook, Twitter e Linkedin. Por isso, quase todas as empresas têm alguma estratégia envolvendo esses ambientes. Afinal, estarão falando da empresa de qualquer modo. Por isso, interagir pode proporcionar oportunidades de contatos e negócios. Mas se a escolha for ignorar essa realidade, a empresa pode ficar para trás.
Com uma presença mais ativa e estratégica nas redes sociais, o conteúdo do catálogo pode viralizar e alcançar uma grande quantidade de pessoas. Um revendedor, por exemplo, tem diversos profissionais em sua lista de contatos. Então, quando ele compartilha alguma informação do catálogo, existe uma grande chance de que esses amigos leiam a publicação e tornem-se potenciais clientes.
Só não podemos achar que essa é a única estratégia possível. Claro que ela é importante e capaz de alcançar muitas pessoas, mas é fundamental que as empresas estejam sempre pensando em outras formas de divulgar seus produtos e atrair novos clientes. Gerar conteúdo de qualidade relacionado ao seu negócio e organizá-lo de forma adequada, numa ação planejada, também é uma ferramenta fundamental.
Quer conhecer uma dessas soluções que usam a lógica das redes sociais para impulsionar o relacionamento do público-alvo da sua empresa com os produtos que ela oferece? Acesse o site da Catallog e saiba mais!
Cadastre-se no Portal Catallog
Conecte-se a uma comunidade de negócios com milhares de profissionais e empresas.
COMENTE