Independentemente da área de atuação, o objetivo de toda empresa é vender. Para isso, é necessário tornar os produtos visíveis ao público. Uma das maneiras mais eficazes é utilizar um catálogo de produtos completo e atraente. A questão, porém, está em como fazer. Quais informações são necessárias e qual é a melhor forma de montar esse conteúdo? O objetivo deste texto é justamente responder essa pergunta.
Antes mesmo de iniciar, você precisa estar certo de que conhece bem o que está oferecendo aos clientes. O catálogo é o cartão de visitas. Então, se alguma informação estiver errada, a credibilidade do negócio entra em risco, o que será péssimo para o negócio. Portanto, reúna sua equipe e faça um levantamento completo de tudo, sem deixar nada para trás.
Isso ajudará na distribuição dos produtos de forma organizada e objetiva, que é uma etapa importante, pois essa será a ordem utilizada no restante do processo. É necessário, então, montar uma lógica que seja de fácil compreensão para o cliente, com uma separação bem clara e fundamentada.
Passo a passo para montar um catálogo de produtos campeão
Confira dicas indispensáveis para não errar na hora de produzir seu catálogo de produtos!
O momento certo de produzir o catálogo de produtos
Feito todo o levantamento e a separação, é hora de montar o catálogo. Nesta etapa, como mostraremos, você e sua equipe terão papel essencial, mas também precisarão contar com recursos externos para conseguir dar um tom mais profissional. Aqui, um conselho é nunca dispensar um especialista quando ele for necessário. Aquela história de que “meu sobrinho faz” e a insistência em baixar custos podem gerar prejuízos.
Para conseguir apresentar seus produtos, é preciso ter imagens bem produzidas deles. Mas ressaltamos que isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível. Uma foto tremida, com baixa resolução, desfocada ou com um ângulo ruim não ajudará o cliente em nada e ainda passará uma impressão de desleixo.
Se você vende materiais para construção e for apresentar peças que façam parte da instalação, por exemplo, como tubos, válvulas e demais itens que normalmente não ficam expostos, o próprio funcionário da empresa pode fotografar, desde que tome os devidos cuidados que citamos anteriormente. Essa pessoa também pode ser treinada para fazer isso.
Por outro lado, se você fabrica móveis, luminárias, janelas ou alguma outra peça que fica aparente ou faz parte da decoração de um ambiente, o ideal é contratar um profissional, pois o exemplo de uso faz a diferença na percepção do cliente. O fotógrafo saberá qual o melhor ângulo e as posições exatas em que o produto deve ficar na hora de fazer o clique.
Acompanhando a imagem, é fundamental ter uma descrição completa. Insira informações de tamanho, variações de cores, material utilizado, componentes e outros elementos técnicos que ajudarão os consumidores a tomarem a decisão de compra. Quanto maior o número de dados, mais rico e completo ficará o material.
Esse também é o momento de ressaltar os principais benefícios, ou seja, os valores que estão agregados. Se estiver falando de tênis e sapatos, valorize características como conforto e performance, reforçando os diferenciais.
Se o catálogo estiver completo, consequentemente o cliente se sentirá seguro por entender da melhor forma as características do produto. Assim, a empresa evita reclamações e não se prejudica, pois não corre o risco de passar uma informação desencontrada e que pode não ser muito bem compreendida.
Organize as informações do catálogo
Em paralelo, para que essas informações façam sentido, organize-as de forma lógica. Para isso é essencial conhecer bem seus clientes e saber o que eles mais precisam. Se você vende carros e percebe que seu público está mais interessado no design, dê mais destaque para características como cores e modelo do estofado, por exemplo. Dados sobre velocidade, por sua vez, podem ficar mais para baixo.
Isso tornará o catálogo mais prático e objetivo. Se as pessoas baterem o olho e encontrarem rapidamente o que precisam, as chances de elas comprarem algo aumentam, pois perceberão logo o que mais as interessa. Além disso, também terão a percepção de que sua empresa valoriza esses atributos.
Outro cuidado necessário na organização é o agrupamento de produtos que combinem ou que tenham alguma semelhança. Quando o cliente procurar por um, acabará encontrando outro que talvez nem soubesse que precisava ou nem fizesse ideia de que sua empresa disponibilizava. Essa é uma maneira de gerar demandas por meio do catálogo.
Com todo esse conteúdo reunido e a organização estabelecida é hora do toque final. Isso significa dar ao material um visual agradável e profissional. Para isso, contrate um especialista, seja por meio de uma agência ou gráfica, seja buscando diretamente um designer. Dessa forma, você deixará seu catálogo bonito e atrativo.
Mas o trabalho não termina aqui. De tempos em tempos, ou quando achar necessário, atualize as informações. Uma sugestão é fazer edições do catálogo, com a periodicidade que mais se adequar ao ritmo da sua empresa, podendo ser mensal, semestral ou anual. O importante é não entregar ao cliente algo desatualizado e com dados imprecisos.
Dito tudo isso, e necessário ainda apontar mais um detalhe: a linguagem. Se os clientes forem empresas, algo mais técnico faz sentido e até ajudará. Agora, se o objetivo é atingir o público final, é vital ser mais simples.
Conteúdo institucional
Você não pode esquecer de apresentar também sua empresa no catálogo. Primeiramente, insira um breve texto contando a história do empreendimento, acompanhado de uma descrição do que é exatamente o seu negócio, citando também prêmios, caso tenha algum. Tudo isso passa credibilidade e seriedade.
Depois, adicione informações sobre os principais valores, além da missão e visão. Se há um trabalho contundente em relação ao meio ambiente, por exemplo, mencione essa atuação, os principais projetos e ações. O mesmo vale para outros aspectos de responsabilidade social.
Para fechar, faça com que o catálogo de produtos seja também um meio para que as pessoas encontrem seus canais oficiais de comunicação. Então, coloque link do site, do blog, das páginas das redes sociais, telefone, endereço, enfim, tudo o que pode ajudar o cliente a encontrar seu negócio.
Com todas essas dicas e sugestões, acreditamos que você conseguirá montar um material que represente bem o seu trabalho e ajude nas vendas!
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