Saiba por que marketing e vendas estão diretamente relacionados

Marketing e vendas são dois conceitos que estão intimamente ligados. Tanto é assim que diversos especialistas em gestão de negócios afirmam que, diferentemente do que muitos fazem, em tempos de dificuldades, a comunicação com o público-alvo de uma empresa é um item que não pode entrar na lista dos cortes a serem feitos. Afinal, se você não é visto, como será lembrado, não é verdade? Assim, por mais que encontrar a melhor maneira de expor o portfólio da empresa seja essencial, saber como posicioná-lo no mercado é tão importante quanto.

Falamos dessa forma porque muitos dos temas que nós tratamos aqui no blog têm a ver com a apresentação dos produtos aos clientes e revendedores. No entanto, ainda que o catálogo seja completo, bem estruturado, com informações ricas e precisas e possua recursos tecnológicos que facilitem a troca de informações entre as diferentes pessoas da cadeia de suprimentos, é necessário haver um cuidado com a estratégia de marketing em conjunto com esse esforço de catalogação.

A relação de marketing e vendas com o fortalecimento da cadeia de suprimentos

Paralelamente a uma estratégia de modernização nas relações entre os participantes da cadeia de suprimentos e exposição do portfólio, é preciso existir um trabalho de valorização do que você oferece. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam saber sobre o que precisam antes de sair às compras.

Logicamente que dispor informações detalhadas em um catálogo é fundamental, não só para o cliente final, mas também para especificadores técnicos. Isso porque eles vão compreender as características dos produtos mais facilmente e, assim, identificar exatamente o que é compatível com seus projetos. Além disso, é importante para as revendas, que utilizam este tipo de material para qualificar os argumentos.

Entretanto, estruturar um plano de comunicação capaz de levar argumentos consistentes àqueles que procuram por sua marca ou produto é extremamente recomendado para que a argumentação no ponto de vendas surta mais efeitos. Até mesmo para quem não conhece a sua empresa, mas busca por soluções ofertadas por você merece esse cuidado. Mais que isso: a familiaridade com o produto é um meio de garantir o avanço de parte da trajetória rumo à compra.

Por melhores que sejam as características técnicas, por mais aderentes que sejam as peculiaridades do produto e por mais bem preparados que os vendedores estejam, muitos clientes se sentem desconfortáveis em adquirir produtos que não conhecem. Colocar-se como referência na sua área de atuação, mostrar o domínio a respeito do que fabrica e estabelecer um planejamento capaz de aproximar o seu portfólio do seu público depende de um trabalho de marketing e vendas bem feito. Basta verificar que existem empresas que até nem têm uma qualidade superior, mas por entenderem o impacto da comunicação em uma estratégia de posicionamento de marca, acabam por tornar-se a favorita entre os consumidores.

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Como fazer um marketing efetivo e inteligente

Um marketing efetivo não precisa ser caro, embora inegavelmente seja necessário separar recursos para que ele tenha qualidade. Há a opção de uma comunicação tradicional, com anúncios publicitários em mídia impressa, TV, rádio, banners em portais de internet e até outdoors. A comunicação no ponto de venda também é uma prática comum.

Mas existe outra solução menos invasiva: o marketing de conteúdo. Com ele, alguns materiais como textos em blog, infográficos, vídeos e e-books fornecem informações valiosas ao público-alvo, atendendo a uma necessidade manifestada por ele próprio. Ou seja, neste modelo, não há interrupção de uma mensagem principal para que você possa falar com quem deseja. Ao contrário! A sua comunicação será a principal. Além de tudo, haverá espaço para argumentar e exemplificar, num movimento de aproximação que irá colocar essas pessoas mais conectadas à sua empresa.

Com o apoio do inbound marketing, outro método inovador e moderno, é possível alimentar esse público com ainda mais informações relevantes, e assim ir construindo um relacionamento sólido e frutífero. Lembra o que falamos lá no início sobre as pessoas já terem o hábito de buscar informações sobre o que querem antes de ir comprar? Então… essas duas soluções são as melhores alternativas para atender àqueles que fazem esse tipo de pesquisa.

Após um marketing bem feito, o catálogo de produtos trabalhará melhor

Como já mencionamos, não é porque você tem um catálogo de produtos dinâmico e bem elaborado que o marketing precisa ser feito de qualquer jeito, ou deixado de lado. Lembre-se: os produtos não se vendem sozinhos. A concorrência e a visão crítica dos consumidores impõem desafios maiores hoje do que há algum tempo. É necessário um esforço maior e mais qualificado para garantir que seus objetivos sejam alcançados.

Portanto, as pessoas até podem ser convencidas de como os produtos que você oferece são os mais adequados para os projetos delas, mas trazê-las até suas revendas ou seu e-commerce para verificarem esses detalhes depende de um movimento anterior, que é justamente o que falamos até aqui: o marketing.

Após o reconhecimento da sua marca por parte do público-alvo, é hora de partir para aspectos mais técnicos, que serão fornecidos no momento da venda. É aqui que o catálogo de produtos entra em cena: ele precisa fazer jus a tudo o que você comunicou até este momento.

Lembrando que mesmo os vendedores precisam se sentir confiantes em oferecer as suas soluções. Em razão disso, o trabalho de marketing e vendas precisa alcançá-los também. Daí o ciclo estará muito mais fortalecido e todos os recursos para que a sua marca seja uma alternativa aceitável estão sendo utilizados: credibilidade, informações técnicas, preparo dos revendedores e cliente final bem esclarecido.

Caso você tenha alguma experiência para compartilhar a respeito da estratégia de marketing e vendas utilizada em sua empresa, fique à vontade para utilizar o espaço de comentários! Se restou alguma dúvida e você quer ajuda para implementar uma estratégia de vendas que una o melhor do marketing e a melhor maneira de expor o seu produto, fale com a gente! Estamos prontos para auxiliá-lo.

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