Um marketplace para a indústria pode beneficiar todos os envolvidos na cadeia de suprimentos: para o revendedor, é uma maneira de o próprio fabricante validar sua atuação. Para o fabricante, é uma forma de se aproximar do público final e reforçar a sua marca no mercado, promovendo mais aceitação e competitividade. A ambos, a ampliação nas vendas é uma consequência natural.
Mas a dúvida é: como operacionalizar esse trabalho? Aqui no blog nós já falamos sobre a estruturação de uma estratégia de comércio eletrônico para a indústria e inclusive mencionamos o marketplace para indústria como uma solução para melhorar os resultados. Contudo, vale aprofundarmos mais este debate para contribuir com a definição de uma linha de ação para o seu negócio. Vamos lá?
Os desafios de estruturar um marketplace para indústria
Na cadeia de produção, os revendedores são peças fundamentais para o sucesso das vendas. São eles que conhecem os clientes de perto e ampliam as iniciativas comerciais num esforço contínuo para qualificar o relacionamento com o público-alvo e se manterem relevantes. Ao fabricante, cabe investir em maneiras de se posicionar como um parceiro útil desse elo tão valioso.
Esse trabalho envolve um esforço menor do que se comunicar com o público final, por exemplo. Basta verificar que, em geral, o cliente lá no fim da cadeia de suprimentos representa uma parcela bem maior de receptores de uma eventual iniciativa de comunicação. Assim, interagir com revendedores e especificadores é mais eficaz, direto e próximo.
Claro, falar com o público final não é uma tarefa a ser descartada. É preciso que, quando o revendedor ou especificador falem sobre sua marca, o cliente reconheça de quem se está falando. Entretanto, o esforço de convencimento precisa ser focado em quem faz essa venda final.
É por isso que a venda direta da indústria para o consumidor final pode ser uma forma de atuação, mas não é a mais interessante. Isso porque o relacionamento com os revendedores precisa ser respeitado e mantido e o próprio fabricante não pode ser visto como um concorrente. Se considerarmos os desafios de se comunicar de maneira abrangente com o público final, esse pensamento faz ainda mais sentido.
Diante desse contexto, de que forma aproveitar a tendência de compras pela pela internet? É o que vamos mostrar agora. Acompanhe!
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Como criar um marketplace e manter o relacionamento com revendedores
Antes de seguirmos adiante, vale lembrar o funcionamento de um marketplace: falando a grosso modo, trata-se de um grande shopping center virtual. Nele, você pesquisa o que precisa e as opções de vários vendedores são apresentadas. Quer dizer, em apenas um lugar, é possível encontrar produtos de diversas lojas. Contudo, quem faz a ponte entre comprador e vendedor é o marketplace.
Assim é que, por exemplo, Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Submarino e Casas Bahia, apenas para citar alguns exemplos, trabalham pela internet. Eles não vendem apenas produtos deles, mas também de diversas lojas que cadastram seus produtos naquela plataforma para usar o poder da marca desses grandes varejistas como arma para vender mais. O consumidor mal percebe que, não raro, nem está comprando diretamente dessas potências do varejo, mas de alguma loja menor.
Essa lógica é positiva para os marketplaces, que aumentam a variedade de produtos oferecidos em suas lojas on-line; para os lojistas, que não precisam investir em um e-commerce; e para o cliente final, que não precisa pesquisar em vários sites o que ele quer e precisa. Trata-se, portanto, de uma lógica muito interessante para a indústria. Com as devidas adaptações, é possível aproveitar o que essa dinâmica tem de melhor.
Assim, considerando os desafios de um marketplace para a indústria, a melhor solução é aquela que permite o fortalecimento do relacionamento com os revendedores, a facilitação do trabalho dos especificadores e a aproximação com o público final, concorda? E é neste contexto que um portfólio eletrônico de produtos pode fazer a diferença.
Ele teria a capacidade de apresentar o seu catálogo para que, se os clientes finais quisessem, pudessem consultar. Porém, seria mais útil aos especificadores, que podem encontrar neste espaço as informações e detalhamentos que precisam, adicionando os itens necessários de acordo com seus projetos.
Os revendedores, por sua vez, não teriam que fazer investimentos generosos para ter disponível esse canal direto de comunicação e aproveitariam de toda a força da marca da sua indústria para impulsionar as vendas, estimulando ainda mais a produção, inclusive.
No marketplace do varejo, é o consumidor que escolhe o produto conforme preço e prazo de entrega. No marketplace para indústria, o próprio sistema redireciona a lista feita pelo especificador para os revendedores mais próximos a ele, que podem dar sequência ao processo de venda de acordo com suas rotinas internas.
Essa lógica resolve outra questão desafiadora em um marketplace para indústria: a logística. Dar conta de distribuir em baixa quantidade compras feitas pelos clientes finais em todo o país exigiria um investimento significativo. Já da maneira como ilustramos há pouco, essa distribuição para o último elo da cadeia de suprimentos continua sendo responsabilidade do revendedor, que está mais próximo do público.
Com isso, a estrutura logística permanece a existente, mas ganha-se em relacionamento com todos os envolvidos, em visibilidade no mercado, em facilidade nas rotinas de compra e venda, em modernização dos processos e em volume de vendas. E o único investimento necessário para isso tudo é a criação de uma plataforma capaz de disponibilizar, on-line, o seu portfólio.
Como criar um marketplace para indústria
A boa notícia é que a sua empresa não precisa começar do zero a criação de uma plataforma com esse modelo que apresentamos. A Catallog é uma alternativa capaz de fazer com que a sua indústria tenha acesso a todos esses benefícios. No nosso site, você pode conhecer como ele funciona e quais são as soluções dessa ferramenta.
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Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e auxilie a sua indústria a planejar um novo momento de vendas e crescimento. E para contar com o nosso suporte nesse desafio, é só entrar em contato conosco para entender o que podemos fazer para impulsionar o seu negócio e o seu relacionamento com a sua cadeia de valor. Caso prefira, fique à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo.
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