Definir o que é portfólio de produtos exige que, antes, a gente explique o conceito de portfólio. Trata-se de um conjunto de trabalhos já desenvolvidos por um profissional ou uma empresa. Este material é utilizado para mostrar a capacidade de produzir determinado produto ou serviço, bem como para detalhar as características e os diferenciais dele.
Um profissional sem portfólio não consegue comprovar a sua habilidade de pôr em prática determinado trabalho, assim como uma empresa que não o apresenta adequadamente também não consegue demonstrar efetivamente o que faz.
Por isso, este é um assunto muito mais relevante do que parece à primeira vista e ganha ainda mais importância quando se descobre o potencial que ele tem para impulsionar as vendas. E é justamente sobre isso que vamos tratar ao longo deste artigo. Acompanhe!
Definindo portfólio de produtos para empresas
Apesar de o conceito ser parecido, o portfólio de produtos corporativo tem algumas especificidades em relação àquele feito por profissionais autônomos. Muito além do que faz o arquiteto, por exemplo, que reúne projetos realizados para mostrar modelos do seu trabalho, em uma empresa ele deve ser mais do que um compilado dos produtos oferecidos.
O fato é que, por ser o propulsor do seu negócio e estar vinculado ao que ele produz, o portfólio tem um potencial comercial relevante e que pode (e deve) ser explorado ao máximo. Apenas listar o que é feito invalida todo o conhecimento que a sua empresa tem a respeito do que fabrica.
Esse conhecimento associado ao portfólio de produtos é uma fonte expressiva de argumentos de venda e fidelização com o público-alvo. Além disso, é capaz de funcionar como um diferencial competitivo potente sobre o padrão de qualidade adotado, os métodos de produção, as características do trabalho de engenharia e muitas outras características.
Portanto, a sua empresa até pode tratar o portfólio de produtos como algo comum, semelhante a outros utilizados por diversos profissionais ou vários outros negócios ― inclusive concorrentes. Mas saiba que não é preciso ser assim e, se você está em busca de resultados mais robustos, essa ferramenta pode lhe ajudar!
O potencial de um bom portfólio de produtos
Como mencionamos, o portfólio de produtos pode ir além de um simples catálogo da produção da sua empresa. Organizando de maneira sistemática, é possível compartilhar informações úteis para seu público. Assim, este material pode servir para potencializar o trabalho de marketing na tomada de decisão sobre a compra da mercadoria ou até mesmo no pós-vendas, ao orientar sobre o correto uso de acordo com as especificações de fábrica.
Essas informações adicionais ajudam na utilização adequada do produto, contribuindo para que a instalação e performance estejam em conformidade com as projeções da engenharia. Desse modo, evita-se que desgastes pelo uso não previsto ocorram, comprometendo a percepção dos clientes em relação à qualidade do que você vende.
Ao mesmo tempo, o consumidor pode ter certeza que determinado produto é precisamente o que ele precisa para o projeto. Isso faz com que as compras sejam mais próximas da real necessidade, auxiliando no planejamento dos clientes e na eliminação de dúvidas.
Paralelamente a isso, o seu público pode descobrir certos produtos que não fazia ideia de que precisavam ou que não sabiam que a sua empresa fornecia. Sabe aquela situação em que a ideia é resolver de uma forma, mas encontra outra maneira bem melhor para solucionar? Então, muitas vezes, ao verificar apenas o nome e o desenho técnico, as pessoas podem não compreender a totalidade de aplicações do que você vende. Junto às informações técnicas, esse esclarecimento fica melhor.
Portfólio de produtos e marketing
Até agora você entendeu que:
- O portfólio de produtos é uma lista de soluções que a sua empresa oferece;
- Além de um catálogo, ele pode conter informações úteis para auxiliar no trabalho comercial e na tomada de decisão do cliente.
Contudo, é possível ir ainda mais longe. Ao digitalizar seu portfólio de produtos, ele pode servir como uma ferramenta efetiva de conversão de vendas, encaminhando diretamente para a compra do produto (em uma dinâmica similar a um e-commerce) ou para a cotação com um revendedor autorizado.
Ao fortalecer esses laços ― tanto com o revendedor quanto com o público final ― por meio de um canal direto de contato, o processo de vendas fica mais humanizado e efetivo. Trata-se de uma lógica de marketing de conteúdo em sua forma mais pura. Isso acontece porque as próprias características do produto são utilizadas como informações valiosas e precisas para conduzir à conversão do lead em cliente.
Com o suporte adequado de conteúdos que conduzam ao catálogo, é possível gerar um volume de informações capazes de eliminar a maior parte de eventuais dúvidas ou indecisões que o público venha a ter. Tendo o catálogo como centro de toda a estratégia comercial e de marketing, bem como de relacionamento com a cadeia de suprimentos, os resultados são práticos, rápidos e efetivos.
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Portfólio como ferramenta de contato
O portfólio de produtos para a indústria também pode servir como uma poderosa ferramenta de contato com os elos da cadeia de valor. Após disponibilizar detalhes a respeito dos produtos, o público final os conhece em profundidade e acionam as revendas mais próximas para cotação e compra. As revendas, por sua vez, interagem com um dinamismo maior com os clientes por este canal.
Na mesma plataforma, a indústria pode se comunicar com os clientes e eles próprios são capazes de, por meio do histórico de pedidos e cotações, gerar informações relevantes para o processo de inovação da fabricante. Além desses dados, mensagens e interações técnicas são conduzidas com velocidade e eficiência.
Como otimizar o portfólio de produtos
Essa lógica que apresentamos até aqui, de impulsionamento das possibilidades com o portfólio de produtos, é a forma da Catallog trabalhar. Somos uma desenvolvedora de soluções que coloca o portfólio da sua empresa no centro de uma dinâmica de negócios vencedora. Para entender melhor como ela funciona, entre em contato conosco!
Caso tenha restado alguma dúvida a respeito das possibilidades que o seu portfólio de produtos pode garantir à sua empresa, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite e compartilhe este artigo com seus colegas para que, juntos, vocês possam colocar em prática uma nova maneira de apresentar e rentabilizar os seus produtos.
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