Catálogo para revendas: compartilhe e melhore os resultados

Para a indústria, as vantagens de contar com um portfólio de produtos são bem conhecidas. É por meio dele que a empresa mostra ao público o que tem a oferecer, montando uma boa descrição e elencando as funcionalidades. Mas não para por aí. Você parou para pensar na importância de disponibilizar o catálogo para revendas e os benefícios que isso pode trazer em termos de volume de vendas?

O revendedor tem um papel fundamental nas estratégias de negócios da sua empresa, pois é ele que está na linha de frente com o consumidor, falando sobre seus produtos, explicando as funcionalidades, fazendo a defesa das vantagens, enfim, ele é o representante direto da sua marca. Mas, para que consigam fazer um trabalho e convencer os consumidores de que a sua solução é a melhor, esses profissionais precisam estar muito bem embasados e munidos do maior número de informações possível. Neste ponto entra a importância de fornecer um bom catálogo.

Se o revendedor tiver em mãos dados precisos, atualizados e bem organizados, terá a vida facilitada e mais subsídios para convencer os clientes. Isso porque a ideia é que o catálogo sirva como um material de consulta e suporte na hora da venda direta, dando mais confiança e agilidade ao processo.

Dessa forma, qualquer dúvida que surgir poderá ser prontamente respondida de forma objetiva, mostrando ao consumir que há sintonia na sua cadeia de suprimentos. Imagine uma situação em que o cliente chega na loja, encontra seu produto e quer saber se ele consegue resolver seu problema. Porém, o vendedor não conta com nenhum material de apoio e acaba não resolvendo a questão. Em um primeiro momento, você pode pensar que foi uma venda perdida. Mas não é só isso. A imagem da empresa fica arranhada, tendo em vista que a pessoa sequer encontrou as informações que precisava.

Agora, com o vendedor mais bem informado em relação ao produto e o cliente tendo fácil acesso a esses dados, tanto revenda quanto indústria se beneficiam, pois uma das consequências pode ser o aumento no volume de vendas.

Além disso, o fabricante vai construindo uma imagem perante o consumidor, que sabe onde encontrar o que precisa, mas também em relação às revendas, afinal, todo mundo prefere trabalhar com quem é profissional e se preocupa em oferecer as ferramentas necessárias para facilitar o processo.

Vantagens do catálogo para revendas

Anteriormente falamos que ter um bom catálogo de produtos ajuda a aumentar o volume de vendas. Mas há ainda outros benefícios relacionados à redução de custos. Um deles está relacionado à capacitação dos vendedores. Com essa ferramenta disponível, as empresas conseguem otimizar o tempo com os treinamentos, sendo possível concentrar-se em questões mais estratégicas, pois as informações básicas sobre os produtos serão entregues aos funcionários pelo próprio fabricante.

Outra vantagem envolve o incômodo com eventuais trocas. Se o vendedor não tiver os dados precisos, é possível que ele passe ao cliente alguma informação errada, o que pode frustrar e irritar o consumidor. Isso sem contar algum tipo de prejuízo financeiro e de imagem que essa operação causará.

Catálogos eletrônicos

Até aqui falamos sobre a importância de disponibilizar o catálogo para revendas. Agora vamos entrar em mais um ponto importante: qual o formato ideal? Uma das opções é o impresso, mas, como mostramos em outro texto aqui do blog, essa escolha implica em algumas limitações. A principal é a barreira do tempo, isto é, há um prazo de validade para algo que é entregue em papel. Com um mercado cada vez mais dinâmico e ágil, as atualizações precisam ser constantes e não podem esperar muito tempo, pois há o risco de o concorrente ser mais rápido e deixar sua empresa para trás.

Sendo assim, o catálogo para revendas impresso não conseguirá atender plenamente as necessidades do revendedor. Ele não terá a garantia de que as informações estarão sempre atualizadas, pois o fabricante pode, por exemplo, fazer alguma melhoria técnica no produto e ela não será inserida no material. Até existem formas de repassar os novos dados, mas eles não estarão agrupados junto com os outros e isso eleva a chance de que o vendedor se perca ou até mesmo se confunda. Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de correr esse risco e perder vendas preciosas, não é mesmo?

Para resolver esse problema, sugerimos a outra opção de formato, o digital e on-line. Essa versão permite que o fabricante faça atualizações constantes, editando, corrigindo, inserindo novos produtos, destacando algum dado que julga necessário, trocando as imagens e até mesmo interagindo com outros agentes da cadeia de suprimentos. Eletronicamente também é possível pensar em um layout agradável e atrativo e alterá-lo sempre que precisar. Isso tudo sem a necessidade do custo de impressão de materiais.

O catálogo para revendas digital também pode ser disponibilizado pela internet, por meio da computação em nuvem, o que, pensando no revendedor, faz toda a diferença no dia a dia de trabalho. Tudo o que ele precisa estará sempre na mão e atualizado, sendo necessário apenas um login e uma senha para ter acesso aos dados de todos os produtos do fornecedor. Não precisa recorrer a nada impresso ou fazer download de versões mais recentes.

A possibilidade de estar on-line traz ainda outra vantagem, que é permitir o acesso a partir de dispositivos móveis. Basta que os smartphones ou tablets tenham conexão com a internet para que o catálogo possa ser acessado de qualquer lugar, 24 horas por dia. Isso facilita, por exemplo, as vendas externas, permitindo que o vendedor consiga acessar as informações dos produtos do escritório ou de cada um dos clientes.

Como podemos ver, são várias as vantagens em disponibilizar o catálogo para os revendedores e em formato digital. Essa é uma saída para aumentar o volume de vendas e ampliar a receita da sua empresa, além de torná-la mais conectada com a realidade ao escolher a versão eletrônica. Portanto, comece a procurar já alguma solução eficiente e que atenda suas necessidades!