A automação como aliada da força de vendas

É consenso que ter uma equipe de vendedores especializados, engajados e com objetivos claros é fundamental para o sucesso de uma empresa. Afinal, saber vender é que garantirá a lucratividade. Mas, de nada adianta ter uma força de vendas capacitada se esses profissionais não contam com uma estrutura moderna e alinhada com as novas tecnologias. Estamos na era da informação e todas as áreas da empresa precisam acompanhar os avanços.

A questão é que quando falamos em automação, o primeiro pensamento que pode vir à cabeça é que a tecnologia ocupará o espaço das pessoas. Isso é até natural, devido a outras experiências que acompanhamos. Mas, nesse caso, é justamente o contrário. Esses recursos chegaram para ser aliados dos vendedores, otimizando o trabalho, fornecendo informações preciosas e dando mais agilidade ao processo.

O papel, um dia, foi extremamente importante no trabalho de um vendedor. Mas, hoje, não há mais razão para utilizarmos cadernos, blocos, pastas físicas ou, até mesmo, arquivos de computador para armazenarmos informações. Tudo isso pode ser perdido facilmente. As empresas precisam apostar, cada vez mais, em soluções que utilizam softwares baseados em tecnologia on-line ou na nuvem.

Esses softwares, além de oferecerem muito mais segurança, podem ser considerados como uma espécie de “braço direito” do vendedor. Essas tecnologias possibilitam armazenar todas as informações sobre os produtos e atualizá-las constantemente, criando uma base de dados mais organizada e intuitiva.

Com a tecnologia em nuvem, esses dados estão disponíveis em tempo real e podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer parte do mundo, por meio de computadores, tablets ou smartphones. O vendedor não precisa carregar, seja para a loja ou o escritório do cliente, catálogos em papel ou pastas, pois estará tudo on-line.

Para não se perder nesse novo mundo, os profissionais também precisam estar preparados e antenados a essas possibilidades. Assim, terão até argumentos para sugerir às empresas a adoção de um sistema on-line, mostrando a importância dessas soluções. Afinal, o profissional que entender a tecnologia como uma aliada sairá na frente.