Saiba o que é e como montar um mapa de cotação

Mapa de cotação é uma ferramenta utilizada para comparar diferentes orçamentos de fornecedores e, assim, facilitar a tomada de decisão de compra. Trata-se de uma tabela que lista os itens a serem cotados e os preços oferecidos por diferentes fornecedores para cada um.

Geralmente, o mapa de cotação é organizado em colunas, com uma coluna para cada fornecedor cotado. Cada linha, por sua vez, representa um item a ser cotado e as células da tabela contêm as informações sobre a quantidade solicitada, a unidade de medida, o preço unitário e o preço total de cada item para cada fornecedor.

Ao comparar os preços de diferentes fornecedores, o mapa de cotação permite que o comprador faça uma análise mais objetiva das opções disponíveis e escolha a melhor oferta de acordo com suas necessidades e orçamento.

O mapa de cotação é frequentemente utilizado na construção civil e em outros setores que envolvem a compra de materiais ou serviços. Afinal, ele ajuda a economizar tempo e dinheiro ao permitir que o comprador faça uma comparação mais precisa e eficiente dos preços oferecidos pelos fornecedores.

Como montar um mapa de cotação

Como dissemos, montar um mapa de cotação é uma maneira eficaz de comparar diferentes orçamentos e tomar uma decisão informada sobre a compra de materiais. E aqui estão os passos para isso:

1 – Liste os itens

Faça uma lista de todos os itens que serão cotados e insira-os na primeira coluna da tabela.

2 – Adicione as unidades de medida

Na segunda coluna, adicione as unidades de medida para cada item, por exemplo, metros cúbicos, unidades, quilogramas etc.

3 – Insira a quantidade

Na terceira coluna, insira a quantidade necessária de cada item para a obra.

4 – Solicite os orçamentos

Entre em contato com os fornecedores e solicite um orçamento para cada item. Certifique-se de que cada orçamento contenha a descrição do item, a quantidade, a unidade de medida, o preço unitário e o preço total.

5 – Preencha a tabela

Insira os valores correspondentes a cada item e fornecedor na tabela, organizando as informações em colunas para cada fornecedor. Certifique-se de que os itens correspondam exatamente à lista inicial e que as unidades de medida sejam iguais.

6 – Compare os preços

Compare os preços dos diferentes fornecedores para cada item, verificando se os valores correspondem ao que foi solicitado.

7 – Escolha o fornecedor

Avalie os preços, prazos de entrega, condições de pagamento e outras informações relevantes e escolha o fornecedor que oferece as melhores condições para a sua obra.

8 – Registre os resultados

Registre os resultados na tabela para documentar todas as cotações recebidas e facilitar a tomada de decisão no futuro.

Ao seguir esses passos, você consegue criar um mapa de cotação eficiente e, como consequência, tomar decisões bem embasadas sobre a compra dos materiais necessários para a sua obra.

Quais ferramentas usar para montar um mapa de cotação

Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para montar um mapa de cotação. Algumas opções incluem:

  • Planilhas eletrônicas: programas como o Microsoft Excel, Google Sheets e LibreOffice Calc oferecem recursos para criar tabelas e organizar informações. Eles permitem que você crie colunas, insira os itens e forneça as informações necessárias para cada fornecedor. As planilhas eletrônicas também permitem a formatação e o agrupamento de dados para facilitar a leitura.
  • Softwares especializados: existem softwares de gestão de compras e suprimentos que oferecem recursos para montar mapas de cotação. Esses programas normalmente incluem modelos prontos e personalizáveis para criar tabelas de cotação.
  • Modelos de mapa de cotação: é possível encontrar modelos prontos de mapas de cotação para download na internet. Esses modelos podem ser editados de acordo com as necessidades do comprador.

Independentemente da ferramenta escolhida, é importante que o mapa de cotação contenha todas as informações necessárias para a análise dos orçamentos recebidos.

Como ter efetividade nos processos de cotação e na montagem de mapas de cotação

A plataforma Catallog é altamente efetiva tanto nos processos de cotação quanto na montagem de mapas de cotação. Por meio dela, os compradores são capazes de cotar com velocidade e facilidade e têm acesso a preços competitivos e condições de pagamento diferenciadas.

Além disso, a plataforma conta com um suporte comercial e técnico altamente especializado, garantindo que os compradores tenham acesso às informações e apoio necessários para tomar decisões informadas e estratégicas.

Então, se você está procurando uma solução efetiva para seus processos de cotação e montagem de mapas de cotação, acesse nosso site e conheça em detalhes a plataforma Catallog!