Como desenvolver um plano de negócios em 5 passos

Um plano de negócios é utilizado por empresas que estão iniciando sua trajetória. Apenas para contextualizar: ele serve como registro sobre o que o negócio faz, quais são os objetivos e para definir perfil dos clientes, capital e localização. Porém, ainda que seja fundamental para dar forma a uma ideia, ele pode servir para projetos já estabelecidos e com um porte maior.

Com a evolução constante das tecnologias, possibilidades e oportunidades, reforçar o posicionamento ou buscar novas fatias de mercado é uma decisão inteligente. Assim, sempre que este movimento for feito, atualizar o plano de negócios é essencial. E não há nenhum mal em buscar novas formas de fazer as coisas, mesmo que seu produto já esteja bem aceito.

Veja o exemplo da IBM: a gigante começou produzindo máquinas elétricas para a soma e contagem de dados representados em fitas de papel perfuradas. Com o tempo, passaram a produzir PCs e impressoras, que mais tarde vieram a ser consideradas commodities e, por isso, tiveram a produção vendida. Hoje, a empresa atua principalmente com prestação de serviços e tecnologia de valor agregado.

Assim, se a IBM, uma empresa centenária e atuante no mundo inteiro, tem a coragem de reposicionar sua estratégia e promover mudanças importantes na sua base de clientes e perfil de atuação, por que a sua não pode seguir pelo mesmo caminho? Contudo, a segurança nesse processo depende sim de um plano de negócios.

Como fazer um plano de negócios

Talvez já tenha algum tempo que a sua empresa fez um plano de negócios. Por isso, vamos indicar o passo a passo considerando a realidade de uma pessoa jurídica já existente, atuante e reconhecida. Também vamos ressaltar como fazer dar certo as informações que você colocou no papel. Preparado?

1 – Descreva seu modelo de negócio

Ao procurar a definição de plano de negócio, é possível que o resultado crie alguma confusão em relação à descrição do modelo de negócio, a primeira etapa do documento. Porém, esta parte é apenas uma das que integram o documento completo, pois o plano não se limita apenas à descrição das operações.

Enfim, neste ponto você precisa descrever o produto ou serviço comercializado e como isso será feito. É importante também definir o público para o qual o seu trabalho será destinado, os concorrentes diretos e indiretos e algumas ações que serão colocadas em prática para se destacar no mercado.

2 – Análise de mercado

Com o novo momento da sua empresa, é importante identificar a totalidade do público com quem ela vai interagir para ter uma percepção clara dos desafios e oportunidades à vista. Assim, vale colocar no papel quem são os concorrentes, fornecedores e clientes (mesmo os potenciais). No caso dos clientes, detalhe o comportamento deles perante o mercado e a relação deles com os produtos e serviços que você oferece.

3 – Plano de marketing

Nesse momento de recomeço, de reposicionamento, um novo olhar para o marketing é mais que necessário, pois é ele que vai avisar seu público que a sua empresa está buscando uma nova forma de fazer as coisas. Por isso, descreva quais as expectativas que você identifica nos leads e o que será feito para atendê-las, converter essas pessoas em clientes e levar o seu produto até eles. 

4 – Plano financeiro

Aqui é o momento de apresentar os indicadores financeiros, a viabilidade econômica desse reposicionamento e as projeções ― incluindo investimento inicial, custos e despesas, fluxo de caixa, demonstração de resultados e futuros investimentos. Tudo precisa ser explicado de maneira objetiva e clara.

5 – Sumário executivo

Colocamos este item no fim da lista porque é a etapa que precisa ser feita por último, pois deve reunir os dados presentes no documento, bem como as conquistas de maior importância e projeções positivas. Porém, na organização do seu plano de negócios, ele deve aparecer no início do documento, resumindo-o em uma ou duas páginas. Basicamente, é o primeiro contato que o leitor terá com este planejamento.

Em resumo, o plano de negócios pode ser um aliado muito relevante para visualizar de modo abrangente como a sua empresa está estruturada, para quem ela trabalha e para onde ela quer ir. Isso ajuda na tomada de decisões, contribui para o foco necessário nas operações e mostra o potencial que ela tem. 

Por que fazer um plano de negócios de uma empresa em atividade?

Porque isso ajuda a repensar o negócio constantemente, livrar-se da zona de conforto e força um olhar externo para não ser pego de surpresa pela concorrência. É lógico que isso precisa vir junto a ações práticas que coloquem a sua empresa sob uma nova perspectiva perante o mercado e os clientes.

Contudo, uma dica para não errar em todo esse processo é ter um diálogo mais franco, próximo e aberto com a sua cadeia de suprimentos. Isso ajuda a identificar as oportunidades, entender a demanda e sinalizar para qual sentido caminhar. A boa notícia é que o seu próprio portfólio de produtos pode auxiliar nesse processo.

Além de ser relevante para apontar o direcionamento mais indicado, um portfólio de produtos utilizado de maneira estratégica pode ser o carro-chefe no desafio de se reposicionar. O contato constante com a cadeia de suprimentos alavanca as oportunidades de negócios, sempre conectadas com as necessidades dos públicos que interagem com a sua empresa.

Por isso, a Catallog tem a solução feita sob medida para auxiliar o seu negócio a se preparar para um novo momento, com mais colaboração, mais diálogo e mais criação conjunta de oportunidades. Conheça o nosso produto e aproveite para reestruturar o foco da sua empresa. Converse com a gente e saiba como podemos ajudar neste processo!

Se restou alguma dúvida sobre como fazer um plano de negócios, fique à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo. Aproveite e compartilhe este artigo com seus colegas para espalhar informações úteis ao maior número de pessoas! E, claro, continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas relevantes que ajudam a transformar os seus negócios!