Retorno sobre investimentos: conheça este conceito e veja por que ele é importante

ROI é a sigla em inglês para Retorno sobre Investimentos. Trata-se de um conceito que representa o resultado que uma empresa teve com determinado projeto. E por mais que chamemos de conceito, ele é, na verdade, um cálculo e se mostra muito importante para avaliar de forma criteriosa se os planos estão gerando os resultados que se esperam deles.

Mesmo projetos menos relacionados com as questões comerciais, como melhorias internas, podem ser avaliados à luz do ROI. Dessa maneira, entende-se exatamente de que forma as decisões dentro de uma empresa contribuem para que ela cresça e se desenvolva. Mas fique tranquilo! Ao longo deste artigo, vamos explicar tudo em detalhes e utilizaremos exemplos para você entender melhor.

Como funciona o Retorno sobre Investimentos

O Retorno sobre Investimentos pode ser calculado para qualquer atividade dentro da empresa. Inclusive é recomendável que esta seja uma prática constante, porque assim fica mais fácil controlar a eficácia de todas as melhorias estabelecidas. Como informações qualificadas e precisas são um ativo essencial para um bom trabalho de gestão, cercar-se de mais este dado não é um exagero.

Inclusive, muito ao contrário! É fundamental que se tenha ideia de como os investimentos estão contribuindo (ou não) para o saldo financeiro. E como não estamos falando de um dado subjetivo, mas matemático, aqui vai a fórmula:

ROI = (Lucro obtido – Investimento inicial) ÷ Investimento inicial

Se você ficou em dúvida sobre o que representa cada um desses valores, nós explicamos!

  • Lucro obtido: é o que a sua empresa lucrou com a venda, não o valor bruto. Por isso, é preciso fazer esse levantamento à parte.
  • Investimento inicial: é o valor investido no projeto que você está buscando verificar o retorno. 

Este cálculo vai resultar em um número que, quanto mais positivo ― e, portanto mais distante do zero ―, melhor. Já se for zero ou negativo, não houve ganho com o investimento. Aqui, ainda vale uma dica: caso prefira o resultado em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100. Afinal, é mais fácil ver o resultado por meio de um percentual do que um número isolado, não é mesmo?

Bom, até aqui você pôde entender o que é e como se calcula o Retorno sobre Investimentos. Porém, um exemplo prático desse conceito aplicado sempre é útil, não é mesmo? Além disso, também vamos indicar uma estratégia poderosa que pode ser posta em prática caso o cálculo não resulte em um número favorável ou mesmo para potencializar um resultado positivo. Acompanhe!

Como analisar o ROI na prática

Para entender o Retorno sobre Investimentos na prática, vamos a um exemplo bastante simples! Imaginemos que uma fábrica de torneiras e misturadores de metal investiu no desenvolvimento de um novo produto com novas funcionalidades e uma nova tecnologia para cozinhas gourmet. Após todas as etapas de testes e validações com o mercado, ele foi lançado para comercialização. 

Vamos considerar, nesta nossa hipótese, que todo esse esforço de criação tenha custado R$ 500 mil no período de um ano. Neste valor estão considerados o pagamento dos profissionais envolvidos, o planejamento, os custos dos protótipos, a criação das tecnologias necessárias, os ajustes para melhorias no projeto, campanha de validação com o público selecionado e a pesquisa.

O produto resultante desse trabalho foi precificado em R$ 3 mil, com uma margem de lucro de R$ 500 por peça. No mesmo período de um ano que foi necessário para desenvolver a novidade, foram vendidas 10 mil unidades. 

Primeiramente, então, vamos descobrir o lucro obtido:

500 x 10 mil = R$ 5 milhões

Agora, para calcular o ROI (Retorno sobre Investimentos), aplicamos a fórmula:

ROI = (Lucro obtido – Investimento inicial) ÷ Investimento inicial

ROI = (5 milhões – 500 mil) ÷ 500 mil 

ROI = 9

Para saber a porcentagem de retorno, multiplicamos o resultado por 100:

9 x 100 = 900%

Ou seja, essa empresa do nosso exemplo teve um retorno sobre o investimento muito positivo para o primeiro ano de vendas, mesmo diante do grande desafio de lançar um novo produto e educar a cadeia de suprimentos sobre os diferenciais e o potencial dele. Melhorar o índice de recuperação do que foi investido e manter um bom patamar de comercialização, porém, exige um esforço adicional que envolve tecnologia, comercial e marketing. 

E você sabe o que pode unir esses três elementos essenciais? O catálogo eletrônico de produtos!

Catálogo eletrônico de produtos para aumentar o ROI

É lógico que implantar um catálogo eletrônico é algo que também exige um investimento e sobre ele o retorno deve ser calculado da mesma forma. O benefício, porém, é que esta é uma solução capaz de impulsionar todos os investimentos em produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio ― tanto os lançamentos quanto os aprimorados e os já tradicionais.

Com um catálogo eletrônico de produtos, a chance de investir em alguma novidade para o seu portfólio e isso dar errado é muito menor. Até porque as informações que o próprio sistema disponibiliza já oferecem uma série de dados qualificados sobre a demanda. Assim, o planejamento parte de uma necessidade previamente sinalizada pelo seu público.

Além disso, ao colocar o produto no mercado, a comunicação com a cadeia de suprimentos fica muito melhor. Dessa maneira, as chances de ter um Retorno sobre Investimentos positivo são maiores!

Por que calcular o Retorno sobre Investimentos

O cálculo do Retorno sobre Investimentos é necessário para direcionar o planejamento estratégico de uma indústria, ajustar questões que não estejam favoráveis e conhecer a contribuição de cada iniciativa para formação de caixa. Não saber como cada elemento da empresa interfere no desenvolvimento dela pode levar a descobertas tardias que requeiram ações mais repentinas e pouco planejadas.

No exemplo que apresentamos há pouco neste artigo, o novo produto até teve a capacidade de pagar o investimento feito para o desenvolvimento dele. Mas lembre-se que qualquer item do seu portfólio exige um trabalho constante e o Retorno sobre Investimentos não é a mesma coisa que lucratividade, ou seja, não é o que você teve de lucro com as vendas do produto.

O lucro vem após o pagamento de impostos, salários, taxas, marketing, manutenção, equipamentos, investimentos e tantos outros custos que estão presentes no dia a dia de um negócio. Por isso é tão importante conhecer o ROI: ele indica se o investimento valeu a pena, o que deve ser feito para recuperar o valor caso isso não tenha acontecido e quais são os próximos passos quando o resultado for positivo.

E entre tantas ações depois de se deparar com um ROI positivo, trabalhar para aumentar a lucratividade é uma das principais. E é aí que o catálogo eletrônico de produtos entra na história: tanto para potencializar retornos positivos sobre os investimentos com base em dados qualificados e contato direto com a cadeia de suprimentos quanto para garantir a lucratividade depois que o investimento for pago.

Para entender em detalhes os benefícios de um catálogo eletrônico de produtos, como implantá-lo e como ele funciona, conte com a Catallog! Nosso software foi desenhado para você ter os melhores resultados com seus investimentos, permitindo um ciclo de vida dos produtos mais lucrativo e um relacionamento mais próximo com sua cadeia de suprimentos.

Entre em contato conosco e conheça em detalhes a nossa solução. E caso você tenha dúvidas sobre Retorno sobre Investimentos, catálogo de produtos ou lucratividade, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo! Aproveite e compartilhe este artigo com seus colegas!