Saiba por que e como montar um marketplace para indústria hidráulica

A construção civil, especialmente o segmento imobiliário, soube lidar bem com 2020. É verdade que a expectativa era extremamente positiva e ela não se concretizou 100%, mas se colocarmos em perspectiva, não é absurdo dizer que o setor soube conter uma queda maior. Porém, apesar de muito ter sido feito para permitir esse controle, é possível fazer mais. É aqui que entra o marketplace para indústria hidráulica.

De acordo com especialistas, a queda percebida no setor com a crise no meio da década passada já preparou o mercado para lidar com situações adversas. Quando a pandemia do coronavírus bateu à porta, a gestão de obra já estava mais otimizada e o aproveitamento de recursos e mão de obra se consolidou com ainda mais qualidade, contribuindo para a redução de custos.

Olhando esse cenário, fica fácil tirar uma lição de tudo isso mesmo agora no início deste artigo: investir em melhorias, tecnologia e inovações é o melhor modo de lidar com qualquer tipo de crise. E para além das crises, esse comportamento amplifica os resultados em qualquer tempo, contribuindo para ganhos mais qualificados e solidificação dos negócios.

O que o marketplace para indústria hidráulica tem a ver com isso

Iniciamos este artigo falando sobre a construção civil em um recorte no segmento imobiliário, mas é evidente que a expressividade do setor vai muito além. Justamente por isso é essencial melhorar os contatos entre indústria, revenda e engenheiros, especificadores e demais profissionais diretamente envolvidos nos projetos.

Um marketplace para indústria hidráulica tem precisamente esta função. É por este canal que a indústria vai ficar mais perto dos profissionais dedicados ao uso da matéria-prima e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso destes às revendas, sem contar na facilidade das revendas em interagirem de maneira mais efetiva com seus clientes, o público final.

Naturalmente, essa preocupação não deve ser apenas das fabricantes de peças hidráulicas. Contudo, em um contexto cada vez mais competitivo e desafiador, segmentar a comunicação é fundamental para garantir bons resultados.

Por que a segmentação dá certo

A segmentação já se provou uma ferramenta eficaz no marketing, por exemplo. Anos atrás, a melhor estratégia era falar com o maior número de pessoas. Ou seja, quanto mais gente fosse alcançada, maiores as chances de comercialização. Hoje, porém, a palavra central é efetividade. Então, o objetivo é falar apenas com quem tem real interesse na sua mensagem.

Quando falamos em marketplace, o conceito parece ser muito diverso desse entendimento de segmentação, certo? Afinal, os marketplaces que conhecemos são quase como lojas de departamentos, em que se vende de tudo. Neste caso, como o marketplace para indústria hidráulica pode promover a segmentação e ser bom para o negócio? 

O fato é que, ao apresentarmos essa solução, a proposta não é seguir a mesma lógica do varejo, mas criar algo inovador e direcionado para a realidade industrial. Sendo assim, essa novidade teria o propósito de reunir, em um só lugar, vários revendedores e especificadores, conectando-os. Quer dizer, seria um marketplace para uma finalidade só.

Assim, quem quisesse comprar, saberia onde ir. Quem quisesse vender, saberia onde encontrar compradores. E com esses dois elos da cadeia de suprimentos conectados, a indústria conheceria melhor seu público e sua demanda. Com um planejamento mais preciso, lidar com crises e aproveitar oportunidades em momentos favoráveis produziria resultados bem melhores!

Como operacionalizar uma solução desse tipo

Para que esse ciclo virtuoso funcione, é preciso ter uma condição estrutural que coloque todos os elos dessa cadeia de valor em torno do portfólio de produtos de uma indústria de materiais hidráulicos. Assim, o especificador procura no portfólio o que precisa, o revendedor mais próximo a ele é acionado e a negociação pode prosseguir.

É evidente que, como estamos falando de um contexto de marketplace para indústria hidráulica, toda essa infraestrutura se sustenta digitalmente. Assim, inclusive, fica até mais fácil direcionar as demandas e permitir a fluidez do sistema. 

E é precisamente isso que você pode encontrar na Catallog, uma plataforma pensada para concentrar em um só lugar todos os envolvidos na cadeia de suprimentos para facilitar as vendas e o relacionamento. Quer saber mais como a Catallog funciona e como ela pode operacionalizar esse marketplace para indústria hidráulica? Então entre em contato conosco!

E para levar essa possibilidade a mais pessoas e integrar mais revendas e profissionais a essa nova forma de vender e expandir os negócios, compartilhe este artigo em suas redes! Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo.